QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE O MARKETING DE CONTEÚDO E O INBOUND MARKETING?
Quando se tem uma empresa, seja de grande ou pequeno porte, as estratégias de marketing devem estar bem alinhadas para que haja divulgação da marca e seja possível estabelecer um vínculo com o público-alvo. Uma das ferramentas utilizadas é o Marketing de Conteúdo.
Entretanto, muitas pessoas se esquecem de assimilar que o marketing de conteúdo é o complemento de abordagem do Inbound Marketing. Isto é, uma vertente que visa criar campanhas e ações que para atrair e conquistar a audiência.
Entende-se, então, que, ao ter um conteúdo de qualidade, isso só tende a melhorar os resultados do Inbound Marketing, porque a marca estará mais visível à audiência, suscitando a interação e engajamento de clientes em relação à marca.
Você sabe a diferença entre os termos? É esse o assunto de nosso post de hoje. Acompanhe!
O que é Marketing de Conteúdo?
O Marketing de Conteúdo é uma das melhores estratégias para abordar o cliente sem ser invasivo ou incisivo, no sentido de pressioná-lo a realizar uma compra. Ele parte do princípio da oferta de conteúdo de excelente qualidade para atrair e gerar tráfego para o site, melhorando o seu posicionamento nos motores de busca.
Criar conteúdo informativo e relevante não é fácil. Primeiro, é preciso observar quais são as necessidades e preferências do público-alvo, a fim de que o conteúdo seja totalmente direcionado a essa audiência. Deve ser interessante e, acima de tudo, resolver o problema que essas pessoas possam apresentar.
O Marketing de Conteúdo precisa ser disseminado em todas as mídias sociais, principalmente naquelas em que a sua audiência passa mais tempo.
O que é Inbound Marketing?
Já o Inbound Marketing é uma nova forma de enxergar a publicidade. Se antes havia muita pressão para que o cliente realizasse a compra e a propaganda era generalizada e muito intensa, esse tipo de abordagem foca em um público segmentado, que precisa de uma solução.
Para tal objetivo, desenvolvem-se estratégias sutis e orgânicas para atrair o cliente, de maneira quase imperceptível. Assim, a marca oferece muito para o público-alvo, antes de fazer qualquer oferta. Tudo para envolver a audiência.
No Inbound Marketing é criada a persona, de modo que você consiga montar estratégias que estejam vinculadas ao perfil do consumidor. Para tal, desenvolvem-se funis de vendas para criar promoções que interessem, de fato, aos vários tipos e perfis de cliente. Pode começar atraindo um potencial cliente e guiá-lo durante a sua passagem pelo funil de vendas.
É preciso ressaltar o quanto as métricas são essenciais para medir o grau de satisfação, de conversão e de rejeição dos clientes. Porque só assim você conseguirá mensurar corretamente se suas ações estão dando os resultados esperados. Monitorar as mídias sociais é outro aspecto que deve ser levado em consideração para adequar suas campanhas conforme o comportamento da audiência.
Para falar a verdade, é com ações de marketing digital aliadas ao Marketing de Conteúdo que ocorre a verdadeira atração de clientes no Inbound Marketing. Nessa abordagem, a jornada do cliente tem grande importância, porque é por meio dela que você saberá produzir ações focadas nas necessidades e expectativas do cliente.
Como aliar Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing?
Percebe-se, então, o quanto os dois termos estão interligados. Não se pode criar um planejamento baseado no Inbound Marketing sem que haja o Marketing de Conteúdo.
A diferença é que o Marketing de Conteúdo pode ser utilizado de forma autônoma, enquanto o Inbound Marketing requer outras ferramentas para que haja maiores resultados.
E a principal delas? Marketing de Conteúdo!
Gostou desse conteúdo?
Receba mais por email.
A Tatics é uma agência de marketing digital em Fortaleza, premiada como uma das melhores do Brasil e possuindo métodos exclusivos na aplicação do Inbound Marketing como metodologia.
Acesse www.tatics.com.br
Av. Senador Virgílio Távora, 1500, Sala 403
The One Tower, Aldeota, Fortaleza/CE
85 3067.4188